segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Texto de Walter Berner, RJ, 2001.
Tema:
Palavra de Deus, oração, frequência aos cultos.

Este título parece estranho, mais parece aquelas piadas de salão..."Era uma vez um..." Mas vou contar o que se passa com este "Cristão e o Carro", e não pretende ser estória não..

Estamos aí, a ver e usar este veículo motorizado que ocupa grande espaço neste mundo, sem pedir licença nem dar chance a quem precisa de espaço para caminhar. Polui. Polui sim, e em todos os sentidos. Polui as plantas que ficam pretas de tanto pó sobre elas, nossos pulmões, o ar... Nem precisamos relacionar o quanto polui. Mas o mesmo carro também tem suas utilidades, que também não precisamos relacionar. E só para lembrar: "O carro não é gente, mas é veículo na mão da gente..."

E daí? Como é esta questão de "Cristão e o Carro"? Temos vários modelos de carro, não é? O carro baratinho; o bonitão; o incrementado, o mais charmoso; o menos vistoso; o mais quebrado; e o menos quebrado. O velho e o novo.

Todos no entanto são carros (dirigidos por gente). Todos são no entanto cristãos... Sim, todos são ocupantes deste paraíso terrestre que Deus nos concedeu, e nos confiou a plena administração, chamado globo terrestre.

Assim como o carro, hoje, somos sempre motivo de grande expectativa e admiração quando "nasce um modelo novo"; somos igualmente aquele "tio coruja, pai e mãe corujas", quando nos vem o pequenino novo anjinho para nossas casas.

Não é assim? E então, nesta vida que temos a graça de compartilhar, me parece bastante comparável com esta "máquina motorizada". Nós pessoas somos dotados de várias qualidades importantes: uma engrenagem que nos integra com uma comunidade; rodas que nos levam pelas estradas da vida; bancos que nos fazem ser acolhedores para quem nos procura; vidros que nos protegem do vento e frio ( e quanto "frio" às vezes recebemos em pleno verão!!), um motor que nos propulsiona; um volante que nos direciona. E o combustível, nosso alimento... Epa! "Péra lá" (espera lá)... Um combustível...

Isto daí nos faz parar num posto de gasolina para abastecer. Isto daí é fundamental, pois sem este combustível o carro não anda. Ele simplesmente para!!! Pára?
Pois é, nós, somos igualzinho: Se não nos alimentarmos...paramos.
Se não nos abastecemos, no "posto de combustível"...paramos.

Mas afinal, que posto é este? É a fonte da vida, meu amigo. É a Palavra de Deus. Podemos ser "o Cristão e o Carro" que quisermos, bonito ou feio, velho ou novo, mas se regularmente não nos abastecermos da Palavra de Deus, paramos. Se não vamos reconciliar-nos com Deus, se não fizermos periódicas revisões (a oração), se não nos "lubrificarmos" com os louvores e cantos, se não nos lavarmos espiritualmente, então o cristão começa primeiro a ratear, devagarzinho vai enferrujando. Segue um enguiço aqui e outro ali; depois uma parada no meio do trânsito, tumultuando tudo; por fim vem o "reboque" e o arrasta para o ferro velho: Para! Fim... A morte. A morte espiritual e depois a física. Por outro, se o cristão está constantemente se "ajustando", se abastecendo na fonte certa, aí haverá júbilo e caminhada feliz pelas muitas estradas da vida.

A vida é como a flor da primavera - radiante, porém curta.

Sim, curta, mas se bem cuidada, esta vida pode ser bela, radiante, duradoura, como o carro "antique" de nossa foto, um antigo Ford 1928, mas não velho... conservado, bem cuidado, razão porque ainda anda e transporta muitas pessoas.

Somente a Deus cabe decidir o termo desta vida. não devemos, portanto antecipá-lo.

Antecipar o termo desta vida é exatamente não se abastecer constantemente da fonte da vida, esta fonte que irradia luz, que nos renova, nos fortalece, e nos garante a vida plena. A vida saudável, física e espiritualmente que nos conduz à vida eterna.

(Pv 14,26-27) "Está no temor do Senhor a firme confiança que servirá de refúgio a seus filhos. O temor do Senhor é fonte de vida, para evitar os laços da morte."

Nenhum comentário:

Postar um comentário