terça-feira, 11 de maio de 2010

Escola Dominical

A Escola Dominical no Mundo

Embora houvessem algumas salas de aula nas igrejas Puritanas na Inglaterra, o início da Escola Dominical atual é atribuído ao jornalista episcopal Robert Raikes (1735-1811).
Em Gloucester, Sul da Inglaterra, onde ele vivia, a delinqüência infantil era um problema que parecia insolúvel. Menores trabalhavam em minas de carvão de segunda a sábado, tinham pouca ou nenhuma escolaridade, comportavam-se mal e envolviam-se em todo tipo de delitos e confusões.
O Sr Raikes começou convidar os pequenos transgressores para que se reunissem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso, aprendiam disciplinas seculares: matemática, história e a língua materna - o inglês.
No dia 3 de novembro de 1783, aproveitando-se da sua posição como proprietário do jornal Gloucester Journal, o Sr. Raikes publicou o resultado do seu trabalho de oração, observações e experimentos, contribuindo para a divulgação e propagação da Escola Dominical.
O trabalho se espalhou pelo país e logo chegou também aos EUA.

A Escola Dominical no Brasil
Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade de Petrópolis, RJ, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Apenas cinco crianças assistiram àquela primeira aula, mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Outras reuniões de Escola Dominical aconteceram antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fontes:http://www.infed.org/walking/wa-raikes.htm
www.escoladominical.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário